domingo, 19 de agosto de 2007

Antoni Gaudí


Nasceu em Reus (Espanha) em 1852 e morreu na cidade de Barcelona (Espanha) em 1926. Precisamente foi nesta cidade onde estudou a carreira de arquitetura, na que se graduou em 1878.
Sua obra se localiza dentro do movimento modernista, ainda que ele o superou criando um estilo próprio, caracterizado por uma continuidade do gótico, baseado, de forma predominante, nas formas curvilíneas. Também se distingue pelo uso de mosaicos com diferentes tonalidades, assim como também pela utilização de vitrais e do ferro forjado como aspectos que definem sua ornamentação.
A criação que condensa todo seu trabalho é a Sagrada Família. Em 1883 começou sua realização, mas nunca pôde terminar. Um templo criado como um bosque de torres e colunas, ainda sem conclusão.
Entre suas realizações mais renomadas, destacam o Capricho, palácio situado em Comillas (Cantabria) ou edifícios de moradias como a casa Batlló e a casa Milá, também conhecida como a Pedrera. Fruto de sua relação com Eusebio Güell, seu mentor, são alguns pavilhões para a casa de Pedralbes, ou uma cidade jardim, o parque Güell.

Nenhum comentário: